Multimídia para qualquer carro! Simples e barato!

Chega de procurar por infinitos modelos de multimídia.

TECH

Gustavo Ferreira

1/1/20263 min read

Em 2018, após a compra do Ford Ka 2018 0km, o sistema SYNC de áudio da Ford conquistou meu coração. A conexão bluetooth me permite fazer ligações e controlar minhas playlists diretamente do carro, sem precisar remover o celular do bolso. Contudo, a partir de 2022, algo começou a me incomodar. Não conseguir colocar o Google Maps ou Waze na multimídia, precisando recorrer a suportes de telefone que, na minha opinião, matavam a originalidade do carro.

O problema: Por ser o modelo 1.5 top de linha SEL, colocar uma multimídia com carplay/android auto era uma tarefa quase impossível pois queria manter o carro mais original possível, sem precisar também de instalações elétricas complexas. Até que em 2025, eu ganhei um baita presente da minha esposa: Uma multimídia universal.

Material Necessário

Meu sonho sempre foi não precisar tirar a o telefone do bolso pra nada, e essa multimídia cumpriu esse quesito. A conectividade é rápida e possui todas as funções de uma multimídia comum. A questão sempre foi onde colocar.

Minha ideia foi o seguinte. Não utilizar o suporte já presente na multimidia. O que eu fiz foi comprar uma outra moldura da tela original do SYNC para realizar os furos necessários, sem comprometer a peça original. Abaixo, deixo os links da multimídia e da moldura diretamente do mercado livre para compra:

O link da multimidia possui também câmera de ré, porém como já tenho o sensor, não achei necessário instalar a câmera, visto que precisaria ligar os cabos na luz de ré, o que já foge do meu objetivo.

Instalando

Agora vem a parte mais legal. O que fiz foi parafusar parte do suporte na moldura do computador de bordo e colocar uma porca com arruela para evitar a movimentação dela para os lados, principalmente em curvas. Outro ponto importante é que caso sua moldura sobressalente venha um pouco "surrada", é só usar o RESTAURAX, da Vonixx, que fica simplesmente nova.

Outro ponto é a parte da ligação elétrica, que é ai que vem o pulo do gato. Essa multimídia vem com uma ligação para a tomada 12v do carro, porém ao desligar o carro, ela continuará ligada. A solução? Ligar ela na saída usb do rádio, que nesse caso é pós chave, ou seja, irá ligar e desligar junto com o carro.

A multimídia não vem com cabo usb-c para usb, mas qualquer cabo de telefone já irá servir. Minha recomendação: Usar um cabo de boa qualidade e com uma espessura boa, para não acontecer perda de energia. No meu caso, coloquei um cabo muito fino e, em dias de calor, a multimídia ficava desligando e ligando até estabilizar. Outro ponto muito importante é não exagerar no tamanho do cabo. Como estamos ligando em uma usb feita para transferência de dados, um cabo muito grande pode acarretar em desligamentos frequentes. O que fiz no meu Ford Ka foi usar um cabo a conta e até agora só alegrias. O resultado fica como esse abaixo:

Considerações

O fato de não utilizar o suporte original da multimídia se deu por conta da distancia que eu teria que instalar, impossibilitando de usar o touch da tela (que por sinal me surpreendeu). Na forma como instalei, consigo fazer tudo por ela, me trazendo o máximo de conforto possível.

O som fica a cargo do bluetooth padrão do carro, visto a conexão carplay não me impede de usar outra saída de áudio. Outro ponto importante é que ela é removível, permitindo limpeza e manutenção.

Mas e pra você? Achou válido? Encontrou a luz no fim do túnel para o seu carro? Não esquece de contar pra gente.